Gestão de Documentos: Portarias 1224 e 22 do MEC

As escolas tendem a ter um enorme volume de papéis. Isso em decorrência da chegada e saída de alunos todos os anos. Portanto, a gestão de documentos precisa ser eficiente e imprescindível.

O foco é tornar a indexação dos documentos forte, ocasionando uma classificação correta e em sintonia com o respectivo tipo de documento.

Com isso, alguns pontos importantes, como a certificação digital, são aplicados para dar consistência e valor ao documento.

Em vista disso, neste artigo vamos falar sobre as portarias do MEC aplicadas à gestão de documentos. Confira nesse artigo os detalhes!

Decreto Nº 9.235

Ponto principal: A mantenedora da instituição tem a responsabilidade pela guarda e gestão do acervo inclusive em caso de encerramento da oferta de cursos.

Acesse o decreto na íntegra aqui.

Portaria 224 do MEC

  • Implantação do Código de Classificação de Documentos
  • Implantação da Tabela de Temporalidade Documental
  • Comissão Permanente de Avaliação – CPA

Segue link para acesso na íntegra a esta portaria. Clique aqui.

Portaria Nº22, de 21 de dezembro de 2017

Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância, integrantes do sistema federal de ensino.

Segue link para acesso na íntegra a esta portaria. Clique aqui.

Outro ponto que também merece atenção, é a Tabela de Temporalidade e Destinação dos Documentos, onde cada tipo de documento tem seu ciclo de vida controlado. Com o Taugor GED, podemos atender as exigências destas novas portarias e ainda fornecer uma visão completa do ambiente para a Instituição de Ensino.

gestão de documentos

Resolvemos os principais pontos

  • Redução do tempo de atendimento do setor (comunidade acadêmica e demandas internas);
  • O dossiê do aluno passa a ser tratado de forma mais granular, de acordo com os respectivos tipos de documentos;
  • Crescimento perceptível da produtividade, com redução de custos operacionais e tempo;
  • Definição de critérios para descarte de documentos, evitando acúmulo de documentos e gastos excessivos com estruturas físicas de arquivos.

Se você gostou desse artigo e deseja receber mais conteúdo como este, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.



Deixe um comentário